domingo, 17 de junho de 2012

Verbo nocional.

Olá pessoal, tudo bem??

Hoje, eu estudei a sintaxe do verbo nocional. Vamos ver o que foi proveitoso.

Quando a gente estuda o verbo, aprendemos que ele pode ser de 03 tipos: i) verbo nocional; ii) verbo de ligação; iii) verbo que representa fenômeno da natureza.

* O verbo de ligação liga o sujeito ao seu predicativo (termo que expressa um estado ou qualidade), como p. ex., "os alunos estavam alegres".
Percebam que "alegres" liga ao sujeito "alunos", termo que expressa um estado.

* O verbo que representa fenômeno da natureza, como p. ex., Neva todo inverno na Alemanha.Observem que o verbo é impessoal, ou seja, não possui sujeito.
* O verbo nocional expressa ideia de ação. Nesse caso, o verbo não é apenas um elo, mas o termo que encerra o sentido da oração. Divide-se em:

1) Verbo intransitivo - é aquele que não tem complementos, como p. ex., "o assaltante baleado morreu no hospital".

2) Verbo transitivo - é aquele que precisa de complementos, subdivide-se em:

2.1) Verbo transitivo direto - exige um objeto direto (complemento sem preposição), como p. ex., "as chuvas transtornam as cidades grandes".

2.2) Verbo transitivo indireto - exige um objeto indireto (complemento com preposição), como p. ex., "todos nós precisamos de descanso".

2.3) Verbo transitivo direto e indireto - exige um objeto direto e outro indireto, como p. ex., "ontem emprestei meu carro ao vizinho".


Nessa altura, se chegou até aqui, você se pergunta: tá! e daí? eu já sei disso.
Vou passar umas dicas boas que aprendi.

Primeiro, tem-se que ter em mente uma sequência lógica de uma oração: SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTOS + ADJUNTOS ADVERBIAIS.

Atenção! não necessariamente nesta ordem.

Pois então, vejam bem:

Os verbos transitivos precisam de complementação e respondem as perguntas: "o que? quem?".
O verbos intransitivos não precisam de complementação.


DICA!!!! Tudo depende do contexto. Um verbo pode assumir várias transitividades. Vejam:

Ex: Paulo disse a verdade durante a vida.
O verbo é V.T.D. Percebam que o verbo "disse" respondeu a pergunta "o que?". O termo "durante a vida" é adjunto adverbial".
Ex: Paulo disse a todos durante a vida.O verbo é V.T.I. Percebam que o verbo "disse" respondeu a pergunta "quem?" + preposição. A preposição está na frase. O termo "durante a vida" é adjunto adverbial.
Ex: Paulo disse a verdade a todos durante a vida.
O verbo é V.T.D.I. Percebam que o verbo "disse" respondeu as perguntas "o que?" e "quem?" + preposição. O termo "durante a vida" é adjunto adverbial.
Ex: Paulo disse durante a vida.
O verbo é V.I. Percebam que o verbo não respondeu as perguntas "o que?" ou "quem?". Respondeu a pergunta "quando?", por isso é adjunto adverbial. Quando o verbo responde as perguntas "como?", "quando", "onde", trata-se de adjunto adverbial.
Atenção!!! Geralmente, quando o verbo é intrasitivo vem acompanhado de adjunto adverbial.

Atenção!!! Repito, tudo depende do contexto. Não vá com uma ideia pré-concebida de, como p. ex., o verbo "vender", quem vende, vende algo para alguém. Às vezes, a oração dá as respostas, às vezes não. PERGUNTE À ORAÇÃO.

Espero ter ajudado, abraços..

Nenhum comentário:

Postar um comentário