segunda-feira, 18 de junho de 2012

Conjugação verbal.

Olá pessoal, tudo bem??


Estudei algumas conjugações dos verbos hoje. Tendo em vista que nos concursos caem, ou melhor, despencam o assunto. Então mãos à obra!!

Eu aprendi uma dica para ajudar nas conjugação dos verbos.


Primeiramente, tem-se que ter em mente as formas verbais:

1) modos:

1.1) Indicativo:

a) presente;

b) pretérito perfeito;

c) pretérito imperfeito;

d) pretérito mais que perfeito;

e) futuro do presente;

f) futuro do pretérito.


1.2) Subjuntivo:

a) presente;

b) pretérito;

c) futuro.


1.3) Imperativo:

a) afirmativo;

b) negativo.



Nessas horas, você deve pensar: tá! isso eu aprendi com a professora Maricota.
Sim, meu amigo. Aprendeu mesmo.

DICA!!!

Eu aprendi que sabendo conjugar 04 VERBOS, conjugam-se outros tantos. São eles:

verbo: "ver", "vir", "ter", "por"

Vejam bem:

Sabendo conjugar o verbo "ver", por efeito, saberá: rever, prever, antever...

Sabendo conjugar o verbo "vir", por efeito, saberá: intervir, provir, advir, convir, sobrevir, avir-se, desavir-se...
Sabendo conjugar o vervo "ter", por efeito, saberá: manter, reter, entreter, obter, conter, ater, abster, deter...

Sabendo conjugar o verbo "por", por efeito, saberá: impor, sobrepor, interpor, propor...


Atenção!! Eu considero essencial todos os modos e tempos verbais de tais verbos. No entanto, o presente e o pretérito perfeito do indicativo e o presente e futuro do subjuntivo são fundamentais.

Atenção!! O verbo "por" faz parte da 2º conjugação (er).

Atenção! No site anexo dá pra baixar e imprimir tais verbos http://www.conjuga-me.net/. Ao ler todo dia um, a memorização fica fácil.

Erros comuns:

Ex1: Quando eu ver você amanha, nós marcamos pra sair (errada); quando eu vir você amanha, nós marcaremos pra sair (certa).

Ex2: Eles tem bons motivos (errada); eles têm bons motivos (certa)


Atenção!! Os derivados dos verbos "ter" e "vir" recebem acento na 3º pessoa do singular do presente do indicativo

Ex: ele tem (ter) --------------------------------->> ele detém
ele vem (vir) ------------------------------------->> ele intervém


Atenção!! Embora haja o acento nos verbo derivados "ter" e "vir" na 3º pessoa do singular do presente de indicativo, o restante da conjugação de tais verbos derivados são iguais. Os derivados dos verbos "ver" e "por" nada mudam.

Gostaram da dica? Sabendo conjugar 04 verbos, seu leque de conhecimento amplia consideravelmente.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário