segunda-feira, 18 de junho de 2012

Resumo regência verbal.

Olá pessoal, tudo bem??

Fiz um resuminho sobre regência verbal. Resumos sempre são úteis.
Vamos lá!



Tendo em mente a sequência lógica de uma oração: sujeito + verbo + complemento + adjunto adverbiais.

Vamos por lado a lado: complementos verbais X adjuntos adverbiais X predicativo do sujeito.


COMPLEMENTOS VERBAIS. Completam o sentido dos verbos transitivos (nocionais). Respondem às perguntas: "o que?", "quem?". Será considerado V.T.D. se não estiver com preposição; será V.T.I. se estiver com preposição; Será V.T.D.I. se estiver com 02 complementos, um com preposição e outro sem preposição.

Atenção!!! O V.I. não tem complementos, porquanto não responde as perguntas "o que?" e "quem?". Geralmente, ele vem acompanhado de adjunto adverbial, como p. ex., "Kobayashi foi a Buenos Aires". Vejam que o verbo responde à pergunta "onde?".

Atenção! Não se usa crase, visto que não se fala "eu volto da Buenos Aires", mas sim "eu volto de Buenos Aires".


ADJUNTOS ADVERBIAIS. Indicam circunstância a qualquer verbo, respondem às perguntas: "como?", "quando?" e "onde?", como p. ex., Jason gosta de irà a praia de bermuda. Percebam que perguntamos ao verbo "como?".


PREDICATIVO DO SUJEITO. Indica uma característica do sujeito. Não é um verbo nocional. É uma verbo de ligação, já que ele liga a característica ao sujeito, como p. ex., Monaliza é linda. Percebam que linda é característica do sujeito. Portanto, não responde a nenhuma pergunta. É meio introspectivo o verbo de ligação (risos), já que não responde a nenhuma pergunta (àqueles que não entenderam).


Gostaram? abraços...

Nenhum comentário:

Postar um comentário